O The Voice Brasil, deste ano, nada teve de Brasil! E não adianta fazer cara feia ou questionar, pois as únicas vertentes de brasilidade que houve, foram Krystal e Lucy Alves. A primeira, Krystal, do Rio Grande do Norte, com sua música poderosa, foi eliminada sem o devido reconhecimento de sua competência como compositora, cantora e musicista, nos deixando sem a sua brasilidade. A segunda, Lucy, mais brasileira que nunca, pois carregou o Nordeste, com sua sanfona linda nos ombros e sua linda e poética voz, evocando Dominguinhos e os Mestres Gonzagão e Edu Lobo.
Na sua meiguice de menina, Lucy Alves, deixou todos estupefatos, espantados mesmo! Ela conseguiu a proeza de dar uma guinada no programa, que a partir do seu amor à nossa música, marca profunda da nordestinidade, praticamente obrigou o The Voice Brasil a abandonar as músicas americanas com seus gritos exagerados e centralizar na poética popular. Isto ficou visível!
Deus sabe o que motivou o programa a colocar o americano Sam como primeiro lugar! O rapaz tem seus encantos musicais, mas estava fora do seu aquário e nada representa de brasilidade. Logo, dá asas a todos os pensadores a abandonarem a ideia de seriedade do programa. Como denunciou a Krystal: "O patrão é quem manda!"
Mas Lucy Alves nos deu uma prova de amor à música mas rica e bela do mundo, que é a nossa música das matrizes do Forró de raiz. Música amada por Dominguinhos que se denominava "forrozeiro", amada por Gonzagão, por Jackson do Pandeiro, Sivuca, João do Vale, Marinês, Elba Ramalho e todos nós da nação nordestina.
Esqueçamos os percalços da nossa musa, ESTRELA MORENA, Lucy Alves e lembremos que o Brasil ganhou muito em conhecer nossa estrela e aprendeu que a competência e humildade vencem sempre, apesar das intempéries forjada pela ganância humana.
Mas de uma coisa temos certeza: depois de Lucy Alves o The Voice nunca mais será o mesmo!
VIVA LUCY!!!
(Por Merlânio Maia)
Aqui postamos um poema em homenagem a nossa cantora e musicista Lucy Alves.
Lucy ainda não havia sequer se inscrito no The Voice Brasil, quando em um momento de inspiração, lhe fiz estes versos simples, mas recheados de amor e de admiração pela menina que conheci desde o nascimento e agora é esta mulher extraordinária, forte e defensora de nossa cultura de raiz. Te amamos de muito tempo, Lucy, minha doce Estrela Morena!
ESTRELA MORENA
(Merlânio Maia)
ESTRELA LUZENTE
ESTRELA MORENA
ESTRELA PEQUENA
DO CÉU DOS BRASIS
CADENTE E DANÇANTE
ESTRELA QUE À NOITE
DESFAZ TODO AÇOITE
NOS FAZ MAIS FELIZ
ESTRELA BRILHANTE
TÃO NOVA E INTENSA
ESTRELA QUE PENSA
E QUE FAZ PENSAR
ESTRELA QUE CANTA
QUE TOCA E QUE DANÇA
DE ALEGRE ESPERANÇA
QUE NOS FAZ AMAR
ESTRELA TÃO LINDA
QUE TOCA O BAIÃO,
O XOTE, A CANÇÃO
COM OS TREJEITOS TEUS
ESTRELA MORENA
ESTRELA BONITA
DE VIDA BENDITA
ESTRELA DE DEUS!
http://blogs.jornaldaparaiba.com.br/vidaearte/2013/12/27/lucy-alves-voz-brasil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário